FEHERJ APROVA A FORMAÇÃO DO COMITÊ ESTADUAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Entidade trabalhará ao lado de representantes estaduais e municipais para propor iniciativas que serão implementadas nos estabelecimentos de saúde
 

O presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FEHERJ), Armando Carvalho Amaral, aprovou a formação do Comitê Estadual de Segurança do Paciente (CESP). Instituído por ato da secretaria estadual de Saúde, o CESP é uma instância colegiada, de caráter consultivo, com a finalidade de promover ações que visem à melhoria da segurança do paciente.

- A iniciativa da criação do Comitê é importante, pois busca uma integração e uma união de diversas entidades e instituições da saúde para poder propor ações, projetos e pesquisas que tragam mais qualidade aos serviços de saúde, colocando sempre a segurança do paciente como prioridade – elogia Amaral.

Ao lado da FEHERJ compõem o Comitê secretarias, subsecretarias e superintendências estaduais e municipais; o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde do Rio de Janeiro; o Departamento de Gestão Hospitalar no Rio de Janeiro do Ministério da Saúde; a Inspetoria de Saúde do Comando Militar do Leste; a Diretoria de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro; Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) e a Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino.

O presidente da FEHERJ acredita que o CESP será um marco na saúde do estado, pois já nasce com responsabilidades e objetivos determinados, como a elaboração e acompanhamento da implementação do Plano Estadual de Segurança do Paciente (PESP). O objetivo com o PESP é propor iniciativas que garantam a qualidade do cuidado e segurança do paciente. Amaral explica que está previsto o desenvolvimento de medidas de gestão de risco, indicadores de segurança do paciente, protocolos e práticas de segurança, entre outras.

- O Comitê tem uma enorme responsabilidade e muito trabalho pela frente, mas a iniciativa não poderia ter vindo em hora mais oportuna. Há uma necessidade desse trabalho em conjunto para que os estabelecimentos de saúde possam oferecer serviços de qualidade à população – avalia.

Sobre a FEHERJ

A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FEHERJ) é a entidade sindical de segundo grau representativa dos sindicatos da categoria no Estado do Rio de Janeiro regularmente constituídos. A FEHERJ congrega 8 sindicatos do setor e tem por missão representar legalmente os estabelecimentos de serviços de saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 





 
© Copyright 2006, FEHERJ